Malucopédia:Por que registrar-se?

De Malucopédia
Ir para navegação Ir para pesquisar

Não é necessário criar uma conta para ler ou editar o conteúdo da Malucopédia, pode contribuir como utilizador anônimo. No entanto, criar uma conta é um processo rápido e sem qualquer encargo, obtendo vários benefícios:

  • Nome de usuário - Pode criar uma conta com um nome de usuário à sua escolha desde que este ainda não tenha sido escolhido por outra pessoa. As edições que fizer posteriormente estarão associadas automaticamente a essa conta. Note que mesmo tendo uma conta, se não entrar com ela (fazer o log-in) as edições serão associadas ao seu endereço IP como anónimo. Não é possível pedir posteriormente para associar determinadas edições de um ou vários endereços IP a um determinado usuário. Estando registado, também é possível assinar facilmente as suas mensagens com quatro tis (~~~~) em páginas de discussão, de forma a identificar-se com uma identidade fixa perante outros usuários e com uma ligação para a sua página de usuário, caso lhe queiram deixar mensagens. Se tiver uma conta, isso permitirá obter ajuda de outros usuários de forma eficiente.
  • Lista de edições - Poderá visualizar uma lista das suas contribuições. Os usuários anónimos também podem visualizar as contribuições dos mesmos, mas poderão aparecer na lista de contribuições as edições de outros usuários que tenham usado o mesmo endereço IP.
  • Página de usuário - Terá disponível uma página de usuário permanente onde pode escrever algo sobre si. Note, no entanto, que a Malucopédia não é um serviço de páginas pessoais, e que normalmente as páginas de usuário contêm apenas informações que sejam relevantes no contexto da Malucopédia. Normalmente os usuários colocam um pouco de informação sobre os mesmos, referem artigos que contribuíram substancialmente, assim como ligações úteis de ferramentas da Malucopédia e projetos da Malucopédia em que estejam a trabalhar. Pode também criar subpáginas de usuário para fazer testes, para apresentar previamente propostas à comunidade, etc.
  • Página de discussão de usuário - Terá também uma página de discussão de usuário sua, o que permitirá a outros editores (anónimos ou registados) deixarem-lhe mensagens sobre sugestões, dúvidas, edições de artigos, etc. Ao escreverem-lhe uma mensagem nessa página de usuário será notificado automaticamente através de um aviso "Você tem MediaWiki:Newmessageslink" ao visualizar uma página qualquer da Malucopédia.
  • Vigiar artigos - Para saber com mais facilidade se determinada página do seu interesse ou que tenha editado foi alterada ou vandalizada sem ter que acessá-la regularmente. Para adicionar um artigo à sua lista de artigos vigiados pode usar o botão "vigiar" presente no cabeçalho das páginas. Também pode definir nas suas preferências para que os artigos criados ou editados por si sejam automaticamente adicionados à sua lista de artigos vigiados.
  • Contacto por email - Pode também introduzir opcionalmente o seu email nas suas preferências de usuário, de forma a que outros usuários possam enviar-lhe emails através da Malucopédia. Esse email não será público. O email também permite recuperar a palavra-passe da sua conta da Malucopédia caso se esqueça.
  • Privacidade - Não necessita revelar a sua identidade, mas ao criar uma conta, esta permite-lhe ter uma "identidade" fixa na Malucopédia e ao mesmo tempo manter a sua privacidade escondendo o seu endereço IP. Caso faça edições na Malucopédia como anónimo, o endereço IP fica associado a cada uma das edições e é visível a todos.
  • Identidade fixa na Malucopédia - Os outros usuários podem reconhecê-lo com uma identidade única ao editar páginas na Malucopédia. Se contribuir apenas como anónimo, as suas contribuições só podem ser identificadas através do seu endereço IP. Endereço esse que, na maioria dos casos, muda regularmente. Devido a este factor, uma conta de usuário é mais apropriada de forma a facilitar a comunicação e colaboração entre a comunidade de editores da Malucopédia.
  • Preferências - Poderá personalizar várias opções disponíveis: escolher uma interface pré-definida de visualização da Malucopédia (altera o aspecto das páginas) ou personalizar através de Cascading Style Sheets; definir o seu fuso horário para apresentar a hora local das edições; definir o número de artigos que aparecem nas mudanças recentes; alterar a forma como edita as páginas, etc.
  • Evitar que receba avisos de vandalismos que não são dirigidos a si, mas ao vândalo que utilizou o mesmo endereço IP. Por vezes esta situação pode provocar mal-entendidos entre usuários e colocar o usuário alheio às acções do vândalo em posição desconfortável, mas a única forma de avisar um usuário anónimo que tenha feito vandalismo é colocar o aviso na página de discussão do endereço IP desse usuário. Quando alguém acede à Malucopédia com o mesmo endereço IP que o vândalo utilizou, aparece um aviso "Você tem novas mensagens" e ao aceder à página de discussão desse IP pode visualizar o aviso que não é dirigido a si. Os usuários registados não recebem, a não ser que seja por engano, avisos que sejam dirigidos a outros usuários. No entanto, existe uma mensagem que é mostrada em todas as páginas de discussão de usuários anónimos a indicar que podem ocorrer estas situações (ver a mensagem em MediaWiki:Anontalkpagetext). Da mesma forma que como anónimo pode correr o risco de receber estes avisos, também poderá ser impedido de editar a Malucopédia caso o IP utilizado pelo vândalo tenha sido bloqueado.
  • Mudar o nome de artigos[1] - Estando registrado você terá a possibilidade de renomear/mover páginas. Dessa forma, todo o histórico de edições dos artigos estará associado com o novo nome do artigo, o que não aconteceria se o fizesse apenas copiando e colando o texto.
  • Editar páginas semiprotegidas[1] - Por vezes algumas páginas são semiprotegidas temporariamente ao serem alvo de constante vandalismo. Os editores anónimos não podem editar essas páginas enquanto estiverem semiprotegidas.
Formato do captcha. O texto acima da caixa de texto diz "digite as duas palavras:".
  • Salvar/gravar edições sem ter que se submeter ao captcha quando introduzir ligações externas nos artigos.[1] Os usuários anônimos, quando introduzem uma ligação externa de um site em um artigo (independentemente de acrescentarem ou não mais informação ao artigo), ao gravarem a edição estão sujeitos ao captcha no qual terão de introduzir as palavras que aparecem na imagem, o que pode ser bastante incómodo. (o que é isto?)
Esta restrição visa dificultar a introdução sistemática de ligações externas com intuitos propagandísticos através de programas automatizados para esse fim.
  • Marcar edições como "edições menores" - Quando fizer edições que não sejam substanciais, uma pequena correcção ortográfica, por exemplo, poderá marcar como "edição menor". Dessa forma, outros usuários poderão escolher o tipo de edições que querem ver em determinadas páginas (nas mudanças recentes, por exemplo).
  • Esconder as mensagens do cabeçalho de todas as páginas - Os usuários registados podem esconder essa mensagem ou mesmo não a visualizar caso esteja definido para aparecer apenas a usuários anónimos.
  • Carregar imagens: Usuários anônimos não podem carregar imagens na Malucopédia. Criando uma conta e fazendo login você terá esse privilégio, acessando a página de carregamento de imagens, porém evite carregar imagens que não serão utilizadas em artigos. A Malucopédia não é um servidor de hospedagem gratuita. Pedimos também que não carregue imagens pornográficas, chocantes ou nojentas, o que fatalmente lhe valerá um bloqueio.

Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Por_que_se_registrar%3F (dando crédito a quem é devido)

Predefinição:Ref-section

  1. 1,0 1,1 1,2 As funcionalidades referidas com esta nota só poderão ser utilizadas 7 dias após a criação da conta, nomeadamente:
    • Mover (mudar) o nome dos artigos
    • Editar páginas semiprotegidas
    • Salvar-gravar edições sem ter que se submeter ao captcha quando introduzir ligações externas nos artigos.