Malucopédia:CheckUser

De Malucopédia
Ir para navegação Ir para pesquisar

CheckUser é uma interface especial para utilizadores com permissão de CheckUser. Um editor com o estatuto de CheckUser (verificador de contas) tem a possibilidade de verificar se um determinado utilizador é um sock puppet de outro utilizador numa determinada wiki (não em todas). Utilizando esta funcionalidade consegue-se:

  • Determinar o IP por onde o utilizador edita a Malucopédia
  • Determinar as edições de um determinado IP (mesmo quando logado).

Esta informação é apenas guardada durante algum tempo. Por conseguinte, edições feitas anteriormente não serão mostradas via Checkuser. É guardado um registo sobre quem fez uso da ferramenta. Esse registo está disponível para quem tenha acesso de CheckUser. Desta forma:

5 sep 2005 17:29 UserX got IPs for UserY
5 sep 2005 17:29 UserX got edits for 127.0.0.1

Privacidade

A não ser que alguém esteja definitivamente violando a política da Malucopédia, a revelação do seu IP, paradeiro ou de informações suficientes para a sua identificação será considerada violação.

  • O CheckUser requer um nível de confidencialidade semelhante ao que usamos com a nossa informação mais confidencial.
  • Mesmo que o utilizador esteja cometendo abusos, é preferível, se possível, não revelar informação pessoal.
  • Por norma, não se deve revelar IP. Apenas fornecer informação sobre se pertence ou não à mesma rede ou similar. No caso de ser fornecida tal informação, assegurar que a pessoa a quem ela é fornecida é de confiança e não a revelará.
  • Se o usuário afirmou que é de algum lugar e o IP confirma isso, não se trata de divulgar informação pessoal na confirmação, caso necessário.
  • Se o utilizador pertencer a um grande Provedor de Serviços Internet (ISP), (ex: AOL, NTL, BT, Telstra), ele é um entre milhões e não é pessoalmente identificável.
  • A revelação do país de origem não é normalmente considerada identificação pessoal (ex: "Usuário:Querulous edita a partir do Brasil, Usuário:Sockpuppet edita a partir de Portugal").
  • Em caso de dúvida, não fornecer detalhes.

Utilização

A ferramenta deve ser utilizada para combater vandalismos ou para verificar abusos de socket puppets. Deve ser utilizada apenas para prevenir problemas na Malucopédia.

Não é permitido que a ferramenta seja utilizada para controles políticos (patrulhas ideológicas), nem para pressionar os editores, muito menos para ameaçar aqueles com que você tenha algum desentendimento. É necessário que haja um motivo válido para verificar um usuário, e um mero desentendimento entre os usuários não é um motivo válido.

Abuso de utilização

Nos casos de uso abusivo da ferramenta, a pessoa que tiver acesso ao checkuser perdê-lo-á imediatamente. Como abuso se entendem as verificações feitas rotineiramente sem motivos sérios que as justifiquem (links e provas de mau comportamento deverão ser fornecidos).

Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:CheckUser