Terça-feira

Origem: Malucopédia, a enciclopédia insana
20px ESTE ARTIGO É UM ESBOÇO 20px
E é muito pequeno. Que tal fazermos este artigo grande?

Terça-feira, como o próprio nome diz, é o terceiro dia da semana.


Agora vamos ao que interessa: o nome terça-feira vem do latim terça feria, ou seja, o dia em que os religiosos católicos rezam um terço para o "santo" da semana. O hábito surgiu há muitos séculos atrás, quando o imperador Constantino criou uma versão pirata do cristianismo com vários elementos da sua antiga religião, e um desses elementos era justamente a adoração de santos, que eram reverenciados com um ritual repetitivo chamado de terço, conhecido assim por ser feito no terceiro dia da semana.

Em outras partes do mundo[editar]

Nas regiões nórdicas da Dinamarca a terça-feira é conhecida como Tyrsdag, uma corruptela de 'Tire isto já!'. É conhecido assim porque nesse dia os dinamarqueses tiram a roupa e ficam à vontade, totalmente peladões, chegando mesmo a fazer surubas em praça pública.

Nos países anglo-saxônicos, a terça-feira é chamada de Tuesday, ou Tiosday. É o dia em que os anglo-saxões vão visitar seus tios e adulá-los, pois assim manda a tradição germânica: honre seu tio ou você terá uma morte horrível.

No Japão a terça-feira é conhecida como dia do fogo (nem vale a pena colocar a palavra original aqui, porque você provavelmente não vai entender, isso se o seu PC exibir caracteres japoneses) por ser o dia em que os malucos kamikazes se ateam fogo e soltam bombas no metrô, e também é o dia em que muito nego fica de fogo naquele sentido.

E por fim, nos países latinos a terça-feira é conhecida como Martes, ou Dia de Marte, por ser o dia em que Cristóvão Colombo foi abduzido por marcianos e submetido a experiencias sexuais humilhantes antes de descobrir a América.