Mentira

Origem: Malucopédia, a enciclopédia insana
Ir para: navegação, pesquisa
A mentira em pessoa

[Pleonasmo mode on]A mentira (português brasileiro) ou menctira (português português) é uma coisa que um mentiroso conta [Pleonasmo mode off]. A mentira é basicamente uma verdade falha ou uma verdade que não tem tudo verdadeiro, ou então é uma verdade que ninguém acredita. Enfim, existem várias definições para o que é e o que não é mentira. Sendo a mentira o oposto da verdade, a mentira é um mecanismo de comunicação que os mentirosos usam para transmitir uma verdade não verdadeira, ou uma verdade contraditória que só se opõe a mentira mentirosa.[carece de fontes]

Onde E é o entendimento do falante e do ouvinte somados (), C é uma constante na ciência da verdadeirologia e da mentirosologia (), M é o percentual de mentira e V é o percentual de verdade. Caso o resultado seja menor que , a afirmação é uma verdade. Se não, tu já sabe! Ainda não foi definida pelos matemáticos uma equação que possa definir a falsidade de uma declaração.

A declaração de falsidade por parte do falante ao ouvinte é sinal de que o falante é uma pessoa mentirosa, entretanto não há um consenso para definir qual o percentual de entendimento sobre o que é mentira ou verdade por parte do ouvinte.[carece de fontes] Se não há entendimento sobre o que é falso ou verdadeiro por parte do ouvinte, não há como definir o que é verdadeiro ou o que é mentira, entretanto a contradição por parte da afirmação dada não é muito falsa, o que nos leva a seguinte questão: Será a mentira uma versão retórica da verdade? Apesar disso muitos cientistas hoje em dia estão trabalhando duro para criar uma definição sobre o que é falso, apesar de haver contestação por parte dos mentirosos.

Ver também[editar]